Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Bactéria de órgão sexual feminino pode ajudar no combate ao HIV


Sam Lai, autor da pesquisa, afirma que os estudos são ainda muito recentes. Ele ressalta que é preciso ainda tempo para tirar conclusões mais profundas
Os benefícios da mucosa vaginal são ainda mais úteis do que se imaginava. Um estudo publicado pela Sociedade Americana de Microbiologia e divulgado pelo site Slate revela que, além de aumentar a fertilização e proteger o feto, uma vagina saudável pode ainda imobilizar partículas do vírus HIV.

A pesquisa examinou a mucosa cervicovaginal (CVM, em inglês) de 31 mulheres. Foi testada a habilidade em imobilizar a partícula do HIV e, agora, os cientistas podem começar a trabalhar no desenvolvimento da bactéria que combate o HIV no corpo feminino.

De acordo com os médicos, esse será um avanço ainda maior para as mulheres negras. Tudo porque um estudo de 2010 mostrou que somente 14% das negras possuem essa bactéria vaginal, contra 45% das mulheres brancas.

Sam Lai, autor da pesquisa, afirma que os estudos são ainda muito recentes. Ele ressalta que é preciso ainda tempo para tirar conclusões mais profundas.