Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Otto Alencar toca berimbau após aprovação de projeto de lei que permite ensino de capoeira nas escolas

Foto: Reprodução/Agência Senado
Foto: Reprodução/Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD) mostrou habilidade com o berimbau depois que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, nesta terça-feira (19), o relatório de sua própria autoria ao Projeto de Lei do Senado (PLS 17/2014), que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o seu ensino nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e privada. A matéria segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.
Otto Alencar observou ainda que apesar da capoeira ter, ao longo de todo o século XX, conquistado reconhecimento e valorização da sociedade brasileira, ainda enfrenta muitos obstáculos ao aproveitamento de todo o seu potencial pedagógico e formativo.  “Dessa forma, a proposição que ora examinamos, pretende criar condições para que a capoeira, que já é ensinada em todo o Brasil, possa se expandir pelos estabelecimentos de ensino”, ressaltou.
O senador foi aluno de capoeira de Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba (1889-1974) e mostrou os conhecimentos com o berimbau tocando o instrumento de terno e gravata.