Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Há 55 anos, Bahia se sagrou primeiro campeão nacional

Durante anos a história do futebol foi narrada de maneira equivocada, fazendo com que o Atlético-MG, Campeão Brasileiro de 1971, fosse considerado o primeiro campeão nacional. Entretanto, após a merecida unificação dos títulos conquistados antes de 1971, fez-se justiça à era de ouro do nosso futebol, dando o justo reconhecimento ao Bahia como primeiro campeão brasileiro.

Primeira competição nacional organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, 'antiga' CBF, a Taça Brasil de 1959 contou apenas os campeões estaduais. O Bahia derrotou CSA, Ceará e Sport na fase Norte-Nordeste. No geral, foram 14 jogos disputados, 09 triunfos, 02 empates e 03 derrotas, 25 gols marcados e 18 sofridos. Léo ainda foi artilheiro da competição, com 08 gols marcados.

Os paulistas e cariocas entravam no torneio somente nas semifinais, fase em que o Esquadrão despachou o Vasco. Chegaram na final o poderoso Santos de Pelé e Pepe, considerado por muitos uma grande "barbada", e o Esporte Clube Bahia. O vencedor da decisão seria o primeiro participante brasileiro na Libertadores da América.   

Mas o favoritismo santista logo começou a ir por água abaixo quando em plena Vila Belmiro, o Tricolor, mesmo desfalcado do goleiro Nadinho (que era estudante de Direito e no dia do jogo tinha uma prova importante), venceu por 3 a 2 de virada com um gol no último minuto. Pelé e Pepe marcaram para o Peixe. 

No dia 30 de dezembro de 1959, aconteceu o jogo de volta, na velha Fonte Nova. O Santos venceu por 2 a 0, gols de Pelé e Pepe. Naquela época não havia saldo de gols, prorrogação ou disputa por pênaltis. Foi marcada uma partida de desempate para 30 de dezembro. Como o Peixe tinha excursão programada para jogar na Europa, o Bahia concordou em jogar apenas dia 29 de março de 1960, no Maracanã.

Na grande final, o Santos teve o desfalque de Pelé, que voltou com as amígdalas inflamadas e teve de fazer uma operação. O técnico Geninho, do Bahia, era policial e apenas podia comandar o time quando estava de licença. Por ser chamado de volta ao quartel, foi substituído por um argentino chamado Carlos Volante. 

O Bahia dominou a partida, venceu de virada com gols de Vicente, Léo e Alencar, conquistando a inédita Taça Brasil de 1959, e se sagrando o primeiro campeão brasileiro da história. Ao chegar em Salvador, o grupo foi saudado por uma multidão, que saiu em carreata pela cidade, ovacionados. Recordar é viver. Parabéns, Esporte Clube Bahia!