Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Operação contra combustível adulterado cumpre oito mandados de prisão na região de Feira de Santana

Uma operação de combate ao esquema de adulteração de combustíveis cumpre oito mandados de prisão em três cidades do interior da Bahia, na manhã desta sexta-feira (17). Os alvos da investigação estão nos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues e Conceição de Jacuípe. Além dos oito suspeitos, a Operação Mutação também irá cumprir nove mandados de busca e apreensão.
Eles são acusados de adulterar o teor de combustíveis em larga escala, na cidade de Amélia Rodrigues. Durante a investigação, que durou três anos, a polícia identificou que parte da carga de 200 caminhões-tanque que transitavam pelo município era desviada para pontos conhecidos como bodes. 

Policiais civis e militares também são acusados de envolvimento no esquema(Foto: Almiro Lopes/Arquivo Correio)
Lá, homens conhecidos como bodeiros rompiam o lacre dos caminhões, roubaram a carga e depois adicionavam solventes. O combustível adulterado fosse vendido em postos revendedores na região de Feira de Santana. O esquema também emitia notas fiscais falsas para legalizar a comercialização do produto adulterado, o que também configura o crime de sonegação fiscal.
Policiais civis e militares também são acusados de envolvimento no caso. Durante a investigação, ligações entre os envolvidos foram interceptadas. Nelas, os policiais aceitariam fornecer proteção ao esquema criminoso em troca de propina.
Participam da operação Mutação o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Promotoria Regional Especializada no Combate à Sonegação Fiscal de Feira de Santana e a Promotoria de Justiça de Amélia Rodrigues.
Eles são apoiados pelo Núcleo de Inteligência Criminal (NIC), pelo Ministério Público estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência de Inteligência (SI), da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). A Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) também participam das prisões.
A operação envolve um contingente de oito promotores de Justiça do MP, mais de 150 policiais, 44 viaturas, um helicóptero da PRF, um caminhão-guincho e um caminhão-tanque.