Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Guardas municipais são detidos por portarem armas e agirem como policiais civis

g9f0dq0k0_87axdzheir_file
Guardas municipais portavam armas e conduziam viaturas padronizadas, segundo denúncias | Foto: Divulgação
Os guardas municipais Elielson Oliveira Batista, de 37 anos, e Clemildo Brito de Jesus, 38, foram presos, no sábado (18), no município de Baixa Grande, distante 156 quilômetros de Salvador, depois de serem flagrados com dois revólveres de calibre 38. A dupla prestava serviços na Delegacia Territorial (DT) da cidade e foi presa por uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), que apura denúncias de que a dupla vinha agindo como policiais civis, portando armas e conduzindo viaturas padronizadas.
Elielson e Clemilson foram conduzidos à sede da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma. “Um inquérito foi instaurado para apurar as denúncias sobre a atuação deles como policiais, podendo ser indiciados por usurpação de função pública”, explicou a corregedora chefe Heloísa Campos. Ambos foram liberados, após o pagamento da fiança arbitrada, no valor de R$ 500.
O delegado titular da DT/Baixa Grande, Almir Bispo da Silva Góes, foi ouvido, na manhã desta segunda-feira (20), na Correpol, e um procedimento administrativo foi instaurado para averiguar se ele tinha conhecimento da situação. Se ficar provado que o delegado estava ciente da atuação dos guardas, ele responderá a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por atribuir autoridade policial a uma pessoa que não tem direito. A delegada Eliana Libório conduzirá as investigações.